top of page

Repositório - Biblioteca de Publicações Cientifícas

2 - ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS:

Pesquisas que tinham como objetivo desenvolver uma análise de uma instituição educacional em sua completude, incluindo os diversos territórios, participantes, organização, gestão, espaço físico, distribuição das atividades nos horários etc (total: 12 publicações).

2.1 
Amanda Fernandes Rosa Bueno. Educação alternativa? Estudo descritivo de uma instituição escolar particular gratuita. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-28072017-092523/pt-br.php
   
Produção derivada da dissertação:

- Bueno, A. F. R.; Andrade, A. S. Estudo Descritivo de uma Instituição Escolar Alternativa. In: Bárbara Fadel, Silvio Carvalho Neto. (Org.). Produção de Conhecimento e Desenvolvimento. 1a.ed.Franca, SP: Uni-FACEF, 2015, p. 87-93. https://www.researchgate.net/publication/371985799_ESTUDO_DESCRITIVO_DE_UMA_INSTITUICAO_ESCOLAR_ALTERNATIVA_DESCRIPTIVE_STUDY_OF_AN_ALTERNATIVE_EDUCATIONAL_INSTITUTION


2.2 
Carlos Alberto Vendramini. Educação em tempo integral: um estudo exploratório em um município do interior paulista. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto,USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-10072017-211419/pt-br.php
   
Publicação derivada da dissertação:

- Vendramini, C. A. ; Andrade, A. S. Educação em Tempo Integral: um estudo exploratório em um município do interior paulista. In: Bárbara Fadel, Silvio Carvalho Neto. (Org.). Produção de Conhecimento e Desenvolvimento. 1a.ed.Franca, SP: Uni-FACEF, 2015, p. 73-78. https://www.researchgate.net/publication/371986017_EDUCACAO_EM_TEMPO_INTEGRAL_UM_ESTUDO_EXPLORATORIO_EM_UM_MUNICIPIO_DO_INTERIOR_PAULISTA_FULL-TIME_EDUCATION_UN_EXPLORATORY_STUDY_IN_A_CITY_IN_THE_INTERIOR_OF_SAO_PAULO_Sessao_tematica_Educacao_e_Desenv

 

2.3 
Vânia Regina de Vasconcelos Reis e Silva. Os processos de ensino e de aprendizagem no curso de Direito. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-10102013-160100/pt-br.php

 

2.4 
Geraldo Vieira da Costa. Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11052010-144634/pt-br.php

2.5 
Delma Fernandes Muniz Teotônio. Um núcleo para crianças e adolescentes com vivência na rua na percepção de seus integrantes. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

Publicação derivada da dissertação:

- Teotônio, D. F. M.; Andrade, A. S. . Conhecendo um Núcleo para Crianças e Adolescentes com Vivência na Rua através do Olhar de seus Integrantes. Em: Livro de Artigos - Tomo II do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Summa, 2000, p. 211-218.

https://www.researchgate.net/publication/371985873_Conhecendo_um_Nucleo_para_Criancas_e_Adolescentes_com_Vivencia_na_Rua_atraves_do_Olhar_de_seus_Integrantes_1

2.6 
Rossana Maria Sade Valente. Um Estudo Descritivo de Uma Instituição Educacional Para Pessoas Portadoras de Distúrbios Emocionais. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

Publicação relacionada:

- Sade, R. M. S.; Andrade, A. S. A contribuição da abordagem psicodramática para educação inclusiva. In: Cláudia Regina Mosca Giroto; Maria Candida Soares Del-Masso; Simone Ghedini Costa Milanez; Eladio Sebastián Heredero (Eds.). (Org.). Servicios de apoyo en Educación Especial: una mirada desde diferentes realidades. 1a.ed.Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones, 2014, v. , p. 197-213.

ttps://www.researchgate.net/publication/371985888_Capitulo_10_La_contribucion_del_psicodrama_para_la_educacion_inclusiva_A_contribuicao_da_abordagem_psicodramatica_para_educacao_inclusiva


- Sade, R. M. S.; Andrade, A. S. . O Projeto Pedagógico de uma Instituição Educacional para Pessoas com Condutas Atípicas. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Educação Especial: temas atuais. Marília, SP. UNESP-Marília-Publicações, 2000, p. 141-152.

https://www.researchgate.net/publication/367871862_O_projeto_pedagogico_de_uma_instituicao_educacional_para_pessoas_com_condutas_atipicas

2.7 
ANDRADE, A. S. O Cotidiano de Uma Escola Pública de Primeiro Grau: um estudo etnográfico. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), São Paulo, SP, v. 73, n.73, p. 26-37, 1990.

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094/1099
 

    Demais LINHAS:

   Anterior

1. Estudos Teorico-Metodológicos;

    Próximas:

3. Território Existencial Docente;

4. Território Existencial Discente;

5. Relação Escola-Família/Comunidade;

6. Instituição Familiar, Trabalho, Sociedade e Saúde.
 

bottom of page