Repositório - Biblioteca de Publicações Cientifícas
4 - TERRITÓRIO EXISTENCIAL DISCENTE:
Pesquisas realizadas no território discente, por meio de entrevistas, observações de sala de aula, role-playing, grupo sociodramático, grupo focal, grupo reflexivo, jogos dramáticos, teatro espontâneo, etc. (total: 35 publicações).
4,1444
4.1
Wanderson Diego Bramé. Juventude do contexto rural: perspectivas sobre escola no processo dos projetos de vida. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Antonio dos Santos Andrade. <https://www.researchgate.net/publication/372028291_Juventude_do_contexto_rural_perspectivas_sobre_escola_no_processo_dos_projetos_de_vida>
4.2
Santos, B. M.; Ribeiro, D. F.; Andrade, A. S.. Sociodrama com alunos de uma escola pública: um estudo sobre vínculos. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 17, p. e0013, 2021.
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15484
4.3
Barbosa, N. P.; Andrade, A. S.; Ribeiro, D. F.; Gomes, A. T. Sociodrama com crianças no contexto escolar. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 26, p. 118-125, 2018.
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v26n1/v26n1a12.pdf
4.4
Andrade, A. S.; Tiraboschi, G. A.; Antunes, N. A.; Viana, P. V. B. A.; Zanoto, P. A.; Curilla, R. T. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 36, p. 831-846, 2016.
https://www.scielo.br/j/pcp/a/RTkfTtDv3sRKHGT7J3zPMZC/?format=pdf&lang=pt
4.5
Gomes, A. T.; Pedrão, L. J.; Ribeiro, D. F.; Andrade, A. S. Sociodrama com Estudantes Universitários: um instrumento de investigação e promoção de Saúde Mental. In: Bárbara Fadel; Silvio Carvalho Neto (Organizadores). (Org.). SOCIEDADE, POLÍTICAS E DESENVOLVIMENTO. 1a,ed.Franca, SP: Uni-FACEF, 2016, v. , p. 81-89.
https://www.researchgate.net/publication/372029509_Sociodrama_com_Estudantes_Universitarios_um_instrumento_de_investigacao_e_promocao_de_Saude_Mental
4.6
Angélica Teixeira Gomes. Interação professor-aluno em salas de aulas do ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-07102011-155655/pt-br.php
Publicação derivada da dissertação:
- Gomes, A. T.; Andrade, A. S. Interação Professor-Aluno em Salas de Aula de Ensino Médio: um estudo a partir da perspectiva dos alunos. Revista Psicologia & Comunidade, v. 5, p. 41-68, 2013.
4.7
Roselaine Cristina Pupin. Habilidades Metacognitivas em Matemática: avaliação de seu desenvolvimento por meio de problemas aritméticos verbais com história no ambiente lúdico de realidade suplementar. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-22022010-112839/pt-br.php
Publicação derivada da dissertação:
- Pupin, R. C. ; Andrade, A. S. A Realidade Suplementar como ambiente lúdico na aprendizagem de habilidades metacognitivas em matemática. Diálogos Acadêmicos, v. 2, p. 1-20, 2011.
4.8
Telma Valle Petersen. Percepções dos Alunos do Ensino Médio sobre o Professor Real e Ideal, em Relação às suas Características Pessoais e profissionais e à interação com os alunos. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rib. Preto, USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09092008-105724/pt-br.php
4.9
Louise Helena Silva Pires. Representações e vivências de estudantes de psicologia sobre sua formação. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-26082008-160547/pt-br.php
4.10
Luciane Mialich Scadelai. Desenvolvimento de Habilidades Metafonológicas no Ambientes de Aprendizagem: Realidade Suplementar, com alunos de Classes de Recuperação de Ciclo. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-12062008-100707/pt-br.php
4.11
Karina Elisa da Costa. Contribuição do Grupo Sociodramático para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Alunos do Ensino Fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=155865
Publicações derivadas da dissertação:
- Costa, K. E.; Andrade, A. S. . Contribuições do grupo sociodramático para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento social em alunos da 4ª. Série do Ensino Fundamental. Temas em Educação e Saúde (Araraquara), Araraquara, SP: Graf. UNESP, v. 4, p. 75-95, 2004. https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9913/6555
- Costa, K. E.; Andrade, A. S.; Mattos, R. O. N. Contribuição do Grupo Sociodramático para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Alunos da Quarta Série do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO DA SPAGESP, 2004, Ribeirão Preto, SP. Anais, 2004. p. 297-301. https://www.researchgate.net/publication/372049472_CONTRIBUICOES_DO_GRUPO_SOCIODRAMATICO_PARA_O_DESENVOLVIMENTO_DE_HABILIDADES_DE_RELACIONAMENTO_SOCIAL_EM_ALUNOS_DA_QUARTA_SERIE_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL
4.12
Cristiane Martins Peres. Atividades extracurriculares: representações e vivências durante a formação médica. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15032007-145459/pt-br.php
Publicações derivadas da dissertação:
- Peres, C. M.; Andrade, A. S.; Garcia, S. B. Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 31, p. 203-211, 2007.
https://www.scielo.br/j/rbem/a/9zRv4FHsknWwCxq9V3kJ5Dj/?format=pdf&lang=pt
- Peres, Cristiane Martins ; Andrade, A. S. Atividades extracurriculares: representações e vivências durante a formação médica. In: BIASOLI-ALVES, Z. M. M.. (Org.). Livro de Artigos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP.: Légis Summa, 2005, v. , p. 156-163. https://www.researchgate.net/publication/372049769_Atividades_extracurriculares_representacoes_e_vivencias_durante_a_formacao_medica
4.13
Louise Helena Silva Pires. Representações sobre violência escolar em alunos de quinta a oitava série do Ensino Público. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
4.14
Maria de Fátima Aveiro Colares. O Curso Médico: reflexões e vivências de estudantes de medicina através das técnicas grupais sociodramáticas. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13082008-103327/pt-br.php
Publicações derivadas da tese de doutorado:
- Colares, M. F. A; Andrade, A. S. Atividades grupais reflexivas com estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 33, p. 101-114, 2009.
https://www.scielo.br/j/rbem/a/xtYPwtBpK7GGj9R4L7DFq9g/?format=pdf&lang=pt
- Colares, M. F. A.; Andrade, A. S. Estudantes de Medicina e atividade grupal reflexiva. In: Sergio Baldassin. (Org.). Atendimento Psicológico aos Estudantes de Medicina: Técnica e Ética. 1a.ed.São Paulo: EDIPRO - Edições Profissionais Ltda., 2012, p. 161-173.
- Colares, M. F. A.; Andrade, A. S. Grupos reflexivos: uma estratégia de intervenção sociodramática junto a estudantes de medicina do ciclo básico. In: CONGRESSO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL E PSICANÁLISE DAS CONFIGURAÇÕES VINCULARES (NESME), V; ENCONTRO PAULISTA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL, IV; JORNADA DA SPAGESP, VII, 2005, Serra Negra, SP. ANAIS (CD): Arquivo “Comunicações Orais”. Serra Negra, SP., 2005. p. 89-95.
- Colares, M. F. A.; Andrade, A. S. . Reflexões e vivências de estudantes de medicina do ciclo básico através do sociodrama educacional. In: BIASOLI-ALVES, Z. M. M.. (Org.). Livro de Artigos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Suma, 2004, v. , p. 447-458.
4.15
Andrade, A. S. Deficiência mental, jogos e psicodrama: a importância dos jogos corporais no desenvolvimento do vínculo em grupos de crianças. Psicodrama - Revista da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Porto, Pt, v. 6, n.06, p. 105-127, 2001.
4.16
Andrade, A. S.. Dos jogos corporais aos dramáticos: o processo evolutivo de dois grupos de crianças com dificuldades de aprendizagem numa abordagem psicodramática moreniana. Campo Grupal, Buenos Aires, Argentina, 2001.
https://www.researchgate.net/publication/296847176_DOS_JOGOS_CORPORAIS_AOS_DRAMATICOS_O_PROCESSO_EVOLUTIVO_DE_DOIS_GRUPOS_DE_CRIANCAS_COM_DIFICULDADES_DE_APRENDIZAGEM_NUMA_ABORDAGEM_PSICODRAMATICA_MORENIANA
4.17
Andrade, A. S.; Ruiz, J. E. L.; Freitas, S. F. . Atendimento de Crianças com Queixas Associadas: Dificuldades de Aprendizagem e Problemas de Comportamento através do Psicodrama Moreniano. Temas em Educação e Saúde (Araraquara), Araraquara, SP, v. 3, p. 85-98, 2001. https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9867/6532
4.18
ANDRADE, A. S. Uma Abordagem Psicodramática Moreniana para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais da escolaridade. Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, SP: FEBRAP, v. 5, n.2, p. 93-106, 1997. https://www.researchgate.net/publication/296962507_Uma_Abordagem_Psicodramatica_Moreniana_para_o_atendimento_de_criancas_com_dificuldades_de_aprendizagem_nas_series_iniciais_da_escolaridade
4.19
ANDRADE, A. S.; FERREIRA, M. C. T.; SILVA, M. H. M.; MUNAIR, D.; LIGABO, M. C.; OLIVEIRA, V. L.; PASSOS, E. C.; ARAUJO, E. R. B. Aplicações do Psicodrama à Educação Especial: formação de professores em serviço (resultados preliminares). Temas em Educação e Saúde (Araraquara), FCL-UNESP-Araraquara, v. I, n.1, p. 43-52, 1996.
https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9836/6501
4.20
Andrade, A. S.; Tosito, A. M. L.; Lauano, G. B. A.; Vieira, M. C. S.; Ortega, M. M.; Freitas, S. F. Grupos de Socialização numa Abordagem Psicodramática para o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. Temas em Educação e Saúde (Araraquara), Araraquara, SP (FCL/UNESP), v. 01, n.01, p. 33-42, 1996.
https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9835/6500
4.21
ANDRADE, A. S. Psicodrama Moreniano com alunos portadores de Deficiência Mental.. In: Goyos, A.C.; Almeida, M.A.; Souza, D.. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. São Carlos: Editora da UFSCar, 1996, v. III, p. 568-574. https://www.researchgate.net/publication/372051892_PSICODRAMA_MORENIANO_COM_ALUNOS_PORTADORES_DE_DEFICIENCIA_MENTAL
4.22
SIGOLO, S. R. R. L.; MANZOLI, L. P.; CARVALHO, A. M. P.; ANDRADE, A. S.; TOSITO, A. M. L. Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa Dante Moreira Leite - Ceao: breve histórico, áreas de atuação, atividades e tarefas. Temas em Educação e Saúde (Araraquara), ARARAQUARA - SP, v. 1, n.1, p. 7-12, 1996.
https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9831/6496
4.23
Sueli Farah Alves. Favorecendo A Expressividade Verbal de Pré-Escolares de Uma Creche Através de Jogos Dramáticos e Teatro Espontâneo. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
Produção derivada da dissertação:
- Alves, S. F.; Andrade, A. S. . Promovendo a expressão verbal através do Teatro Espontâneo em uma turma de Pré-Escolares. In: Goyos, A.C.; Almeida, M.A.; Souza, D.. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. SÃO CARLOS: Editora da UFSCar, 1996, v. III, p. 312-318. https://www.researchgate.net/publication/372052047_PROMOVENDO_A_EXPRESSAO_VERBAL_ATRAVES_DO_TEATRO_ESPONTANEO_EM_UMA_TURMA_DE_PRE-ESCOLARES
4.24
ANDRADE, A. S. Quem são os alunos repetentes da primeira série do Primeiro Grau do Município de Uberlândia. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, MG, v. 2, n.4, p. 127-152, 1988.
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1951
Demais LINHAS
Anteriores:
1. Estudos Teóricos Metodológicos;
2. Análise de Instituições Educacionais;
3. Território Existencial Docente;
Próximas: