Repositório - Biblioteca de Publicações Cientifícas
3 - TERRITÓRIO EXISTENCIAL DOCENTE:
Pesquisas realizadas no território docente, por meio de entrevistas, observações de sala de sala de aula, role-playing, grupo focal, grupo reflexivo, etc (total: 43 publicações).
3.1
Raissa Porto Gera. Educação, arte e violência segundo as narrativas dos professores de arte e música: uma análise cartográfica. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.
Orientador: Antônio dos Santos Andrade.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-13112023-084205/pt-br.php
3.2
Bettina Menezes dos Santos. Diversidade de Gênero e educação escolar: a perspectiva dos processos de produção de subjetividades. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
3.3
Natasha Pereira Barbosa. A criança da escola na perspectiva de professores da educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-28072020-093612/pt-br.php
Produção derivada da dissertação:
- Barbosa, N. P.; Andrade, A. S. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Maria de Fátima Aveiro Colares. (Org.). Desenvolvimento humano e socioemocional. 1a.ed.Franca, SP: Uni-FACEF; Unesp/Franca, 2019, v. , p. 34-38. https://www.researchgate.net/publication/371987206_CONCEPCOES_DE_INFANCIA_E_PRATICAS_PEDAGOGICAS_NA_PERSPECTIVA_DE_PROFESSORAS_DA_EDUCACAO_INFANTIL
3.4
Patrícia Rossi Carraro. Território docente e Educação a Distância. 2016. Relatório de Estágio de Pós-doutorado. Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Antonio dos Santos Andrade.
https://www.researchgate.net/publication/371987515_Territorio_Docente_e_Educacao_a_Distancia
Publicação derivada:
- Carraro, P. R.; Andrade, A. S. Educação a distância, professor, tutor e aprendizagem: as mudanças que faltam. Revista Eixo, v. 4, p. 53-67, 2015.
http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/296/188
3.5
Matheus Rego Silveira. Concepções e práticas docentes sobre o brincar em sala de aula no primeiro ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-30072016-120110/pt-br.php
3.6
Sergio Alexandre Lemos Giannetti. Criatividade e Cognição Inventiva no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-25072016-150233/pt-br.php
Publicação derivada da dissertação de mestrado:
- Giannetti, S. A. L. ; Andrade, A. S. . Atividades didáticas, criatividade e cognição inventiva no início da alfabetização. REVISTA PSICOLOGIA & COMUNIDADE, v. 10, p. 60-85, 2018.
3.7
Ligia Homem Rothstein. Investigação da Indisciplina em duas Escolas de Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade. https://www.researchgate.net/publication/371987379_INVESTIGACAO_DA_INDISCIPLINA_EM_DUAS_ESCOLAS_DE_ENSINO_FUNDAMENTAL
3.8
Luísa Teixeira Valarelli. Clima Social Escolar e Indisciplina de duas Instituições Escolares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
<https://www.researchgate.net/publication/371987387_Clima_Social_Escolar_e_Indisciplina_de_duas_Instituicoes_Escolares>
3.9
Antonio Sergio Ferreira. Roda de leitura e produção de aprendizagem inventiva: um estudo em escola municipal de Ribeirão Preto com alunos de 8ª série. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-06062015-181319/pt-br.php
Publicação derivada da tese:
- Ferreira, A. S.; Andrade, A. S. . RODA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE COGNIÇÃO INVENTIVA: um estudo de caso em escola municipal com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. In: Sonia Regina Pasian; Ana Paula Soares da Silva; Clarissa Mendonça Corradi-Webster; Marina Greghi Sticca; Daniela Sacramento Zanini; Sonia Grubits. (Org.). IDENTIDADE E VULNERABILIDADE HUMANA EM DIFERENTES CONTEXTOS: contribuições da psicologia. 1a,ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2020, v. , p. 275-290.
3.10
Rosimeri Priscila Pupin. A música no Ensino Fundamental: condições de oferecimento e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva dos professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-29012015-112155/pt-br.php
3.11
Adriana Maimone Aguillar. As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19092011-224809/pt-br.php
3.12
Patrícia Machado Domingues Cassiano. Recognição e criatividade, como cognição inventiva, nos processos de interação em uma sala de aula no Ensino Fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-31102011-095833/pt-br.php
Publicação derivada da dissertação:
- Cassiano, P. M. D.; Andrade, A. S. Criatividade e Aprendizagem Inventiva em uma Sala de Aula do Ensino Fundamental. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, X, 2011, Maringá, PR. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - Anais Online. Maringá, PR, 2011. https://www.researchgate.net/publication/296838969_CRIATIVIDADE_E_APRENDIZAGEM_INVENTIVA_EM_UMA_SALA_DE_AULA_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL
3.13
Patrícia Rossi Carraro. O professor do ensino fundamental em grupos reflexivos em uma abordagem sociodramática. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-10072008-181840/pt-br.php
Publicação derivada da tese de doutorado:
- Carraro, Patrícia Rossi; Andrade, A. S. O Professor do Ensino Fundamental em Grupos de Reflexão. REVISTA MAL-ESTAR E SUBJETIVIDADE (IMPRESSO), v. 11, p. 1339-1378, 2011.
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v11n4/03.pdf
3.14
María Celeste Vega Acosta. Concepções e práticas do professor na progressão continuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
3.15
Angélica Silva Vieira. A percepção e atuação do professor em relação às interações aluno-aluno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio dos Santos Andrade. https://www.researchgate.net/publication/371987478_A_percepcao_e_a_atuacao_do_professor_em_relacao_as_interacoes_aluno-aluno
3.16
Eliana Aparecida de Souza Luciano. Representações de professores do ensino fundamental sobre o aluno. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-25092006-161206/pt-br.php
Publicações derivadas da dissertação:
- Luciano, E. A. S.; Andrade, A. S. . Representações de professores do ensino fundamental sobre o aluno. In: BIASOLI-ALVES, Z. M. M.. (Org.). Livro de Artigos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP.: Légis Suma, 2005, v. , p. 165-177.
- Luciano, E. A. S.; Andrade, A. S. “Bom aluno” x “aluno com dificuldades de aprendizagem”: representações sociais de professores do ensino fundamental público. In: JORNADA INTERNACIONAL E CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, IV, II, 2005, João Pessoa, PB. ANAIS (CD-ROM). João Pessoa, PB, 2005. https://www.researchgate.net/publication/371987629_GTD_1_-EDUCACAO_BOM_ALUNO_x_ALUNO_COM_DIFICULDADES_DE_APRENDIZAGEM_REPRESENTACOES_SOCIAIS_DE_PROFESSORES_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL_PUBLICO_GOOD_STUDENT_x_STUDENT_WITH_DIFFICULTY_OF_LEARNING_SOCIAL_REPRESE
3.17
Patrícia Rossi Carraro. Crenças e representações dos professores sobre o construtivismo, os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e as inovações pedagógicas no contexto das diretrizes propostas para o ensino fundamental a partir da nova LDB. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-30082008-171441/pt-br.php
Publicações relacionadas:
- Carraro, P. R. ; Andrade, A. S. Concepções Docentes sobre a Progressão Continuada e sua Implantação na Rede Estadual de Ensino Fundamental. Revista Científica Eletrônica UNISEB, v. 1, p. 1-15, 2013.
- Carraro, Patrícia Rossi; Andrade, Antônio dos Santos. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 13, p. 261-268, 2009.
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pee/v13n2/v13n2a08.pdf
- Carraro, P. R.; Andrade, A. S. Concepções docentes acerca da implantação dos parâmetros curriculares nacionais na rede estadual de ensino fundamental.. Revista Psicologia e Comunidade, v. 1, p. 29-54, 2009.
- Carraro, P. R.; Andrade, A. S. Crenças e representações dos professores do ensino fundamental a respeito de inovações pedagógicas derivadas da Nova LDB. Em: Livro de Artigo - Tomo II do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Summa, 2002, v. , p. 197-206. https://www.researchgate.net/publication/371987746_CRENCAS_E_REPRESENTACOES_DOS_PROFESSORES_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL_A_RESPEITO_DE_INOVACOES_PEDAGOGICAS_DERIVADAS_DA_NOVA_LDB
3.18
Márcio Garde. Criatividade: um estudo sobre as crenças e representações dos professores do Ensino Médio. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
Publicação derivada da dissertação:
- Garde, M.; Andrade, A. S. Criatividade: um estudo sobre as representações e crenças de professores do Ensino Médio. Em: Livro de Artigos - Tomo II do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Summa, 2003, p. 183-192. https://www.researchgate.net/publication/371987510_Criatividade_um_estudo_sobre_as_crencas_e_representacoes_dos_professores_do_Ensino_Medio
3.19
Beatriz de Carvalho Collet e Silva. O trabalho com professores em atividades grupais reflexivas numa abordagem sociodramática. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-10072008-181840/publico/TesePatriciaRossiCarraro.pdf
Publicação derivada da dissertação:
- Silva, B. C. C.; Andrade, A. S. . O trabalho com professores em atividades grupais reflexivas. Em: Livro de Artigos - Tomo II do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Summa, 2002, p. 187-196. https://www.researchgate.net/publication/371987513_O_TRABALHO_COM_PROFESSORES_EM_ATIVIDADES_GRUPAIS_REFLEXIVAS
3.20
Andrade, A. S. Desarollando la creatividad y la espontaneidad dramática en un grupo de docentes de educación especial. Apredizaje Hoy, Buenos Aires, Argentina, v. XXII, n.51, p. 37-48, 2002.
3.21
Andrade, A. S. Sucesso, dificuldades e resistências no uso da criatividade e espontaneidade dramática na prática de sala de aula em um grupo de professores.. In: Maria Regina Guarnieri. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas, SP.: Autores Associados, 2000, p. 61-76.
3.22
Claudia Roberta Borsato. Assessoria a professores de primeira a quarta série visando o desenvolvimento do profissional reflexivo a partir dos princípios do psicodrama pedagógico. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Campus de Araraquara, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://dedalus.usp.br/F/RLJ9LXU6JDEAD1DJ1HAIBCCG7S8NBGTDNDHT7J6UVRI8KJFICF-00349?func=direct&doc%5Fnumber=001222810&pds_handle=GUEST
Publicações derivadas da dissertação:
- Borsato, C. R.; Dono, C. C.; Andrade, A. S. . Contribuições do método psicodramático à relação professor-aluno. In: Congresso Iberoamericano de Psicodrama, VI, 2007, La Coruña. VI Congresso Iberoamericano de Psicodrama - CD Room, 2007.
- Borsato, C. R.; Andrade, A. S. . Assessoria a professores de primeira a quarta séries visando o desenvolvimento do profissional reflexivo a partir do princípios do psicodrama pedagógico (resultados preliminares). Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, SP, v. 08, n.02, p. 69-82, 2000.
3.23
Danilo Saretta Verissimo. Estudo das representações sociais de professores de primeiro grau sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://www.scielo.br/j/paideia/a/wdwqN44w6gXdCmCwmwwLmNM/abstract/?lang=pt
Publicação derivada da monografia:
- Veríssimo, D. S.; Andrade, A. S. Estudo das representações sociais de professores de 1ª. a 4ª. série do ensino fundamental sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Paidéia (USP. Ribeirão Preto. Impresso), Ribeirão Preto, SP., v. 11, n.21, p. 73-83, 2001.
https://www.scielo.br/j/paideia/a/wdwqN44w6gXdCmCwmwwLmNM/?format=pdf&lang=pt
3.24
Andrade, Antônio dos Santos. Refletindo sobre a relação professor-aluno em um grupo de professores do Ensino Fundamental. PAIDÉIA (USP. RIBEIRO PRETO. IMPRESSO), v. 9, n.16, p. 53-66, 1999.
https://www.scielo.br/j/paideia/a/ZZ9TvX4mpfFfWPGH6YtXNBQ/?format=pdf&lang=pt
3.25
Célia Maria Fernandes Nunes. Em Busca da Melhoria do Ensino Na Primeira Série do Primeiro Grau Através da Supervisão Escolar. Uma Proposta Coletiva de Trabalho A Partir da Valorização do Grupo de Professores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/128722/329924.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Publicações derivadas da dissertação:
- Nunes, C. M. F.; Andrade, A. S. Construção e Desconstrução de uma Classe Especial de 1a. Série do Ensino Fundamental na Escola Pública. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Especial, III, 1998, Foz do Iguaçu, PR. ANAIS, 1998. p. 182-186.
- Nunes, C. M. F.; Andrade, A. S. . Em busca da melhoria do ensino na primeira série do Primeiro Grau através da supervisão escolar: uma proposta coletiva de trabalho inspirada nos princípios do Psicodrama de J.L. Moreno. In: Goyos, A.C.; Almeida, M.A.; Souza, D.. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. SÃO CARLOS: Editora da UFSCar, 1996, v. III, p. 443-450.
Demais LINHAS
Anteriores:
1. Estudos Teóricos Metodológicos;
2. Análise de Instituições Educacionais;
Próximas:
4. Território Existencial Discente;