top of page

Repositório - Biblioteca de Publicações Cientifícas

5 - RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE:

Pesquisas realizadas no contexto das interações entre escola e família ou escola e comunidade, por meio de entrevistas, role-playing, grupo focal, grupo reflexivo, etc. (total: 19 publicações) 

5.1 

Laís Pimenta Ferreira. Relação família-escola: processos de produção de subjetividades. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-09122019-143956/pt-br.php 
    
Publicações relacionadas:

- Ferreira, L. P.; Andrade, A. S.; Ribeiro, D. F. Relação família-escola: processos de produção de subjetividades com mães de alunos. REVISTA PSICOLOGIA & COMUNIDADE, v. 9, p. 15-35, 2019.

https://www.researchgate.net/publication/372079386_RELACAO_FAMILIA-ESCOLA_processos_de_producao_de_subjetividades_em_maes_de_alunos


- Ferreira, L. P.; Ribeiro, D. F.; Gomes, A. T.; Andrade, A. S. Family sociodrama: An instrument for strengthening the relation between parents and children in the school context. REVISTA BRASILEIRA DE PSICODRAMA, v. 25, p. 108-114, 2017.

https://www.researchgate.net/publication/318713295_Family_sociodrama_An_instrument_for_strengthening_the_relation_between_parents_and_children_in_the_school_context


- Ferreira, L. P.; Andrade, A. S.; Barbosa, N. P. PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA. In: Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira; Vânia de Fátima Martino; Genaro Alvarenga Fonseca; Maria de Fátima Aveiro Colares. (Org.). Desenvolvimento humano e socioemocional. 1a.ed.Franca, SP: Uni-FACEF; Unesp/Franca, 2019, v. , p. 190-206.

http://eventos.unifacef.com.br/simpedu/2019/files/Livro_02_-_DESENVOLVIMENTO_HUMANO_E_SOCIOEMOCIONAL.pdf

 

5.2 
Larissa Nascimento Costa Vidotti. Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-25062017-224701/pt-br.php
   
Publicação derivada da dissertação:

- Schutte-Vidotti, L. ; Andrade, A. S. Dissonâncias entre legislações e normas envolvendo a relação escola-famílias e a prática em escolas da rede pública municipal. In: Célia Maria David; Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira (Orgs.). (Org.). Tendências e expectativas em torno da Educação e do Desenvolvimento. 1a,ed.Franca, SP: Editora Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, 2017, v. , p. 585-594.

https://www.researchgate.net/publication/372079680_DISSONANCIAS_ENTRE_LEGISLACOES_E_NORMAS_ENVOLVENDO_A_RELACAO_ESCOLA-_FAMILIA_E_A_PRATICA_EM_ESCOLAS_DA_REDE_PUBLICA_MUNICIPAL


- Schutte-Vidotti, L. ; Andrade, A. S. . Os Professores e suas Relações com as Famílias dos Alunos: percepções e vivências. In: Bárbara Fadel, Silvio Carvalho Neto. (Org.). Produção de Conhecimento e Desenvolvimento. 1a.ed.Franca, SP: Uni-FACEF, 2015, v. , p. 79-86. https://www.researchgate.net/publication/372079739_OS_PROFESSORES_E_SUAS_RELACOES_COM_AS_FAMILIAS_DOS_ALUNOS_PERCEPCOES_E_VIVENCIAS

 

5.3 
Lídia Rochedo Ferraz. Práticas e Saberes no Cotidiano Escolar: investigando a relação escola-comunidade. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20092011-135047/pt-br.php

 

5.4
Valéria Aparecida Chechia. Intervenção com Grupos de Pais de Alunos com Insucesso Escolar. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-12042009-223433/pt-br.php

5.5 
Daniela de Figueiredo Ribeiro. Representações Sociais de Pais a Respeito da Escola, apreendidas em Grupos Focais. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-16072008-230443/pt-br.php
   
Publicações derivadas da tese de doutorado:

- RIBEIRO, D. F. ; ANDRADE, A. S. O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos: um estudo etnográfico em uma escola pública do ensino fundamental. Revista Psicologia e Comunidade, v. 2, p. 21-36, 2010.

https://www.researchgate.net/publication/260479147_O_envolvimento_dos_pais_na_vida_escolar_dos_filhos_um_estudo_etnografico_em_uma_escola_publica_do_ensino_fundamental

- Ribeiro, D. F.; Andrade, A. S.; Soares, J. H. G. Os Bastidores da Relação entre Escola Pública e Famílias Populares: gestão democrática, participação comunitária e mobilização familiar para a escola. In: Encontro de Pesquisadores do Uni-FACEF, 2007, Franca, SP. Anais (CD Rom), 2007.

https://www.researchgate.net/publication/372092906_Os_Bastidores_da_Relacao_entre_Escola_Publica_e_Familias_Populares_gestao_democratica_participacao_comunitaria_e_mobilizacao_familiar_para_a_escola

- Ribeiro, D. F. ; Andrade, A. S. A assimetria na relação entre família e escola pública. Paidéia (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 16, p. 385-394, 2006.

https://www.scielo.br/j/paideia/a/K5gbmTLsHXMcCj7PDvH3rRK/?lang=pt&format=pdf

- Ribeiro, D. F.; Andrade, A. S. . Representações e vivências de pais de alunos de uma escola pública: investigando os bastidores da relação família-escola. In: BIASOLI-ALVES, Z. M. M.. (Org.). Livro de Artigos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Légis Suma, 2004, p. 433-445.

https://www.researchgate.net/publication/372097021_Representacoes_e_vivencias_de_pais_de_alunos_de_uma_escola_publica_investigando_os_bastidores_da_relacao_familia-escola

 

5.6 
Valéria Aparecida Chechia. Pais de alunos com sucesso e insucesso escolar: percepções da escola, do desempenho escolar dos filhos e do envolvimento com o cotidiano escolar. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Antonio dos Santos Andrade.
   

Publicações derivadas da dissertação:

- Chechia, V. A.; Andrade, A. S. A Família na Contemporaneidade: significados e possibilidades de um novo perfil da relação família-escola. De Littera Et Scientia, v. 9, p. 50-69, 2012.

https://www.researchgate.net/publication/260479444_A_Familia_na_Contemporaneidade_significados_e_possibilidades_de_um_novo_perfil_da_relacao_familia-escola

- Chechia, V. A.; Andrade, A. S. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 10, p. 431-440, 2005.

https://www.scielo.br/j/epsic/a/r3MLHMxkrKL9xPfwfRBHq7K/?format=pdf&lang=pt

- Chechia, V. A.; Andrade, A. S. Os professores de alunos com sucesso e insucesso escolar na percepção dos pais. De Littera et Scientia, Jaboticabal, SP, v. 7, n.1, p. 11-35, 2004.

https://www.researchgate.net/publication/296955854_O_desempenho_escolar_dos_filhos_na_percepcao_de_pais_de_alunos_com_sucesso_e_insucesso_escolar

5.7
Iara Lacerda Vidal Vital. Efeitos de Um Role-Playing Com Um Grupo de Mães de Alunos de Uma Instituição Para Excepcionais. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Orientador: Antonio dos Santos Andrade.

https://www.researchgate.net/publication/372100567_Efeitos_de_Um_Role-Playing_Com_Um_Grupo_de_Maes_de_Alunos_de_Uma_Instituicao_Para_Excepcionais
 

    Demais LINHAS

    Anteriores:

1Estudos Teóricos Metodológicos;

2. Análise de Instituições Educacionais;

3. Território Existencial Docente;

4. Território Existencial Discente;

    Próxima:

6. Instituição Familiar, Trabalho, Sociedade e Saúde.
 

bottom of page