Histórico
A busca pelo intermezzo entre referenciais teóricos surgiu muito cedo na trajetória de pesquisa do coordenador do Occursus. Após uma graduação em Psicologia marcada pelo predomínio do behaviorismo e do positivismo, aos poucos foi se dedicando à vasta obra de Jean Piaget.
Desta primeira aproximação teórica entre o positivismo quantitativista e as contribuições qualitativas piagetiana, surgiu sua dissertação de Mestrado sobre a Psicometria Genética, ideia original de Sara Paín, que propôs a análise qualitativa de testes de inteligência a partir da Psicologia Genética de Jean Piaget.
Alguns anos depois, no seu doutorado, numa aproximação com o marxismo, agregou as contribuições de Lev S. Vygotsky, entre outros autores do materialismo histórico. Foi em seu doutorado também que experimentou o recurso à pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Neste período, a linha de pesquisa na qual atuava era caracterizada como Etnografia Educacional em seu intermezzo com o socioconstrutivismo de Vygotsky.
Após o doutorado, a partir de 1989, na busca de uma estratégia que lhe permitisse o trabalho com grupos em contextos educacionais, iniciou sua formação no Instituto de Psicodrama de Ribeirão Preto, membro fundador da Federação Brasileira de Psicodrama. Em 1992, concluiu a formação como psicodramatista; em 1993, como Terapeuta de Aluno; e em 1998, como Supervisor em Psicodrama, segundo a nomenclatura utilizada na época pela FEBRAP (Federação Brasileira de Psicodrama).
Em 1996, ao ser beneficiado com a aprovação do Projeto Integrado de Pesquisa “Aplicações do Psicodrama à Educação Especial” pelo CNPq, em seu estágio de Pós-doutorado realizado no Departamento de Psicologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com a concessão de uma bolsa de produtividade em pesquisa para o líder do grupo, duas bolsas de aperfeiçoamento e quatro de iniciação científica. constituiu o “Grupo de Estudos e Pesquisa Sociodrama Educacional – GEPSEd”.
A abordagem etnográfica de pesquisa continuou a ser o fundamento metodológico, mas a ela se acrescentou o referencial teórico do Psicodrama, caracterizando assim o Sociodrama Educacional, que pode ser considerado como um intermezzo do Psicodrama com Vygotsky e a Etnografia Educacional.
A partir de 2005, considerando a adesão à Esquizoanálise de Gilles Deleuze e Félix Guattari, manteve-se a mesma sigla, mas se alterou o título do grupo para “Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividade e Educação”. Metodologicamente, se manteve a Etnografia Educacional, estrategicamente, em termos de atuação junto aos grupos institucionais, o Sociodrama Educacional, mas acrescentava então a Esquizoanálise.
Com a aposentadoria docente do coordenador, em 2018, o grupo agregou uma nova atividade, a formação continuada para profissionais da Psicologia e da Educação. Assim, surgiu o “Occursus - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Esquizoanálise e Psicodrama - NEPFEP”.